Hoje em dia o consumidor não se baseia somente num bom trabalho de publicidade para decidir sobre a compra de determinado produto, com isso as empresas necessitam cada vez mais de um departamento de comunicação eficiente e moderno para atuar junto com o marketing e alcançar seu público alvo.
Os consumidores disponibilizam de mais tempo, dinheiro e diversas ferramentas para pesquisar sobre o produto de interesse até a decisão final de compra. Lembro-me de uma aula de psicologia na qual a professora nos informou que devíamos persuadir o cliente a adquirir a informação através do nosso periódico, pois ele tem diversas opções e vai em busca do que quer de acordo com seu interesse, dispensando maior ou menor tempo/custo para determinado produto. Analisando friamente nosso mercado discordo dessa aula, pois não basta mais você levar o consumidor a acreditar que o seu é o melhor, pelo simples motivo de que se não for ele saberá de um jeito ou de outro. Portanto seu departamento de comunicação e o de publicidade devem estar atualizados e sincronizados, para saber onde o comprador pode descobrir a realidade do seu produto/serviço.
Com a chegada da internet participativa, ou melhor, a WEB 2.0, se você não souber por onde anda a sua marca (digo “onde” em relação a blogs, sites de reclamação entre outros) você não a está administrando corretamente, está cego para o mercado, por isso deve investir cada vez mais em tecnologia e pessoas capacitadas para desenvolver sites que atendam as necessidades de seus clientes mais modernos e “caçar” sua marca na rede evitando mal entendidos e uso indevido de seu nome.
Outro ponto a se analisar é a questão dos profissionais que temos para fazer o trabalho de pesquisa e atualização de todo o setor de comunicação organizacional. Li no livro do Ciro Marcondes Filho, A Saga dos Cães Perdidos, sobre a formação dos novos alunos desses setores que cada vez mais saem das faculdades despreparados para o mercado e em alguns casos alienados devido a grande quantidade de informações disponibilizadas que não são bem aproveitadas. A análise feita no livro desde os tempos da pré-história do jornalismo, mostra uma mecanização no setor, a diminuição de funcionários ocasionando grande impacto na área de comunicação, pois se você não sabe administrar as informações recebidas e organizá-las para um bom desempenho do seu trabalho de nada valem anos e anos de cursos. Hoje as empresas procuram funcionários multifuncionais, que atuem de diversas formas e em vários setores diferentes, que saibam se adaptar as diferentes adversidades do dia a dia e se virar sem se alterar diante de criticas construtivas ou não.
Por estes e outros motivos é importante o aperfeiçoamento constante do profissional, a administração de conteúdo absorvido durante seu processo de formação e a atualização permanente de acordo com o mercado e a exigência da empresa na qual trabalha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário